Glossário

ahmo - Termo respeitoso usado por alguém sexualmente submisso para se referir ao seu dominador.

atendhente - Escolhida que serve a Virgem Escrivã de forma particularmente próxima.

caminhante - Individuo que morre e regressou ao mundo dos vivos vindo do Vápido. São fortemente respeitados e reverenciados pelos seu feitos.

competição - Conflito entre dois machos que lutam pelo direito de ser o macho de uma determinada fêmea.

Dhunhd - Inferno.

doggen - Membro da classe civil no mundo dos vampiros. Os doggens têm tradições antigas e conservadoras em relação ao serviço dos superiores, cumprindo regras formais de roupagem e comportamento. São capazes de sair durante o dia, mas envelhecem relativamente depressa. A sua esperança de vida é de cerca de quinhentos anos.

ehros - Uma escolhida treinada nas artes sexuais.

escolhidas - Vampiras que foram para servir a Virgem Escrivã. São consideradas membros da aristocracia, embora tenham uma inclinação mais espiritual do que temporal. Têm pouca ou nenhuma relação com machos, mas podem acasalar com guerreiros, sob a indicação da Virgem Escrivã, para propagarem a sua classe. Têm a capacidade de fazer prognósticos. No passado eram usadas para servir as necessidades de sangue de membros da irmandade sem parceira, mas a prática foi abandonada pelos irmãos.

escravo de sangue - Vampiro macho ou fêmea subjugado para servir as necessidades de sangue de outro vampiro. A prática da manutenção de escravos de sangue foi abandonada, embora não tenha sido proibida.

ghuardião - Guarda de um individuo. Existem vários graus de ghuardiões, sendo o mais poderoso o de uma fêmea em isohlamento.

glymera - O núcleo social da aristocracia, aproximadamente equivalente ao existente em Inglaterra no período da Regência (1811 - 1820).

hellren - Vampiro macho que foi acasalado com uma fêmea. Os machos podem tomar mais do que uma fêmea como parceira.

instruthor - Palavra usada entre machos que denota respeito e afecto mútuos. Traduzido livremente com "querido amigo".

Irmandade da Adaga Negra - Guerreiros vampiros altamente treinados, que protegem a sua espécie contra a Sociedade dos Minguantes. Em resultado das suas práticas de reprodução selectiva do próprio grupo, os irmãos possuem uma enorme força física e mental, bem como capacidades inatas de cura rápida.Não são parentes entre si, na sua maioria, e são admitidos na irmandade sob nomeação dos irmãos. Agressivos, confiantes e reservados por natureza, existem à parte dos civis, tendo pouco contacto com os membros das outras classes, excepto quando têm de se alimentar. São personagens de lenda e alvo de reverência dentro do mundo dos vampiros. Só podem ser mortos pelo mais grave dos ferimentos, ou seja, um tiro ou facada no coração, ou algo semelhante.

isohlamento - Estatuto conferido pelo Rei a uma fêmea da aristocracia como resultado de uma petição por parte da sua família. A fêmea fica sob direito de um ghuardião, normalmente o macho mais velho da casa. Este fica com o direito legal de determinar todos os aspectos da vida da fêmea, restringindo, consoante a sua vontade, todas as interacções que ela tenha< com o mundo.

leelan  - Um termo de afecto, que pode ser livremente traduzido por "amada".

lewlhen - Dádiva.

lidher - Uma pessoa com poder e influência.

mahmen - Mãe. Usado como designação ou como termo afectuoso.

mhis - O mascarar de um determinado ambiente físico; a criação de um campo de ilusão.

minguante - Humano desprovido de alma que caça vampiros para os exterminar como membro da
Sociedade dos Minguantes. Os minguantes têm de ser trespassados pelo coração para serem mortos; de resto, não têm idade. Não bebem nem comem e são impotentes. Com o tempo, o cabelo, a pele e as íris perdem a pigmentação, até que ficam loiros, pálidos e de olhos incolores. Cheiram a pó de talco. Convocados para a sociedade pelo Ómega, guardam consigo um vaso de cerâmica onde o seu coração foi depositado quando removido.

nalla /nallum - Termo carinhoso que significa "amada/o".

newling - Uma virgem.

Ómega - Figura malévola e mística que destinou os vampiros à extinção por causa do rancor contra a Virgem Escrivã. Existe num domínio não-temporal e tem vastos poderes, embora não o poder da criação.

período de necessidade - Tempo de fertilidade de uma vampira. Normalmente, tem a duração de dois dias e é acompanhado por um intenso apetite sexual. Ocorre, mais ou menos, cinco anos após a transição da fêmea, e uma só vez, uma década mais tarde. Todos os machos respondem, nalgum grau, se estiverem próximos de uma fêmea em necessidade. Poderá ser tempo de perigo, com conflitos e lutas entre os machos competidores, especialmente se a fêmea não tiver parceiro.

Primeira Família - O rei e rainha dos vampiros e respectivos filhos.

princeps - Nível mais alto da aristocracia dos vampiros, apenas superado pelos membros das Primeira Família ou as escolhidas da Virgem Escrivã. Têm de herdar o titulo, que não pode ser conferido a ninguém.

pyrocant  - Refere-se a uma fraqueza critica num individuo. A fraqueza pode ser interna, como um vicio, ou externa, como um amante.

ryto - Modo ritual de repor a honra, concedido por aquele que ofendeu. Caso aceite, o ofendido escolhe a arma e atinge o ofensor, que se lhe entrega sem defesa.

shellan - Vampira que foi acasalado com um macho. Geralmente, as fêmeas não tomam mais do que um parceiro, devido à natureza altamente territorial dos machos acasalados.

Sociedade dos Minguantes - Ordem de matadores, convocada por Ómega com propósito de erradicar as espécie dos vampiros.

sympath - Espécie dentro da raça dos vampiros com a capacidade e o desejo de manipular emoções noutras pessoas (para obter uma troca de energia), entre outras características. Historicamente, têm sido discriminados, e durante certas eras foram caçados por vampiros. Estão quase extintos.

tahlly - Termo carinhoso que pode ser traduzido por "querido/a".

transição - Momento critico da vida de um vampiro, em que ele ou ela se transformam num adulto. A partir desse momento, terão de beber o sangue de alguém do sexo oposto para sobreviverem e são incapazes de suportar a luz do Sol. Ocorre, em geral, entre os vinte e os trinta anos.Alguns vampiros não sobrevivem às suas transições, os machos em particular. Antes das transições os vampiros são fisicamente fracos sexualmente inactivos e incapazes de se desmaterializarem.

tremehndo - Termo que se refere à potencia do órgão sexual de um macho. A tradição literal é algo semelhante a "digno de entrar numa fêmea".

tuthor - Equivalente a padrinho ou madrinha de um individuo.

Tumba -  Jazigo sagrada da Irmandade da Adaga Negra. Usado como lugar de culto, bem como de armazém dos vasos dos minguantes. As cerimónias compridas naquele lugar incluem induções, funerais e acções disciplinares aplicadas a irmãos. Ninguém pode ali entrar, excepto os membros da Irmandade, a Virgem Escrivã ou os candidatos à indução.

vampiro - Membro de uma espécie separada da do Homosapiens. Os vampiros têm de beber o sangue de alguém do sexo oposto para sobreviverem. O sangue humanos mantê-los-à vivos, embora a força não dure muito tempo. A seguir às suas transições, que ocorrem entre os vinte e os trinta anos, são incapazes de sair para a luz do Sol e têm de se alimentar com regularidade mordendo veias. Os vampiros não podem "converter" humanos através de uma dentada ou da transferência de sangue, embora possam ser capazes, em casos raros, de acasalar com membros de outra espécie. Os vampiros podem desmaterializar-se conforme queiram, embora precisem de se acalmar e concentrar para o conseguirem, não podendo carregar consigo nada que seja pesado. São capazes de roubar a memoria a humanos, desde que essa memoria seja de curta duração. Alguns vampiros são capazes de ler a mente. As esperança de vida é para cima de mil anos e, nalguns casos, mais longa ainda.

Vapido - Domínio não-temporal onde os mortos se reúnem com os seu amados e passam a eternidade.

vinhgança - Acto de retribuição mortal, tipicamente levado acabo por um macho para vingar a sua amada.

Virgem Escrivã - Força mística que é conselheira do rei e ao mesmo tempo depositaria dos arquivos e dispensadora de privilégios. Existe num domínio não-temporal e tem vastos poderes. Deve a capacidade de um acto de criação singular, poder que usou para trazer os vampiros à existência.  
 

Instagram

Facebook